Vitória dá permanência
Vitória por (6-3) garante presença dos Alvi--negros na 1ª divisão.
Na despedida, Tó Leal , encheu o pavihão com uma exibição soberba.
A equipa da AD Sanjoanense venceu esta tarde o Póvoa por 6-3 e garantiu assim a permanência entre os grandes do hóquei em patins português.
A precisar de vencer o seu adversário(que já tinha o destino traçado, descida à 2ª divisão) e esperar pela vitória do Benfica diante dos Tigres de Almeirim , a equipa liderada por Vitor Pereira, cedo começou a construir o resultado que lhe permitiria festejar no final do jogo.
Um jogo que tem um mais(+) e um menos(-).
O mais(+), vai para a presença do público que acorreu ao pedido dos atletas e equipa técnica e assim encheu por completo o pavilhão da ADS.
O menos(-), vai para uma atitude irrefletida de Vitor Oliveira ”Viti”.
Num lance dividido entre o jogador do Póvoa e Chico Barreira, fez com que o avançado da Sanjoanense tivesse atingido na cabeça o nº4 poveiro.
Viti, no seguimento do lance reagiu à pancada que levou e atingiu o seu adversário. Joaquim Pinto (Porto), mostrou-lhe cartão azul. O Defesa azul não concordando com a decisão do árbitro arremessou o stick para a bancada tendo esse atingido dois vidros junto á cobertura do pavilhão, tendo mesmo ferido ligeiramente um dos elementos da Radio Regional Sanjonanense.
Face a este ato o jogo este parado cerca de 10’.
Mas o jogo começa com a ADS balanceada no ataque á procura do golo. Golo esse que viria acontecer à passagem do 3’30, apontado por Tiago Ferraz, a colocar a bola ao primeiro poste(canto superior direito), da baliza poveira. Neste lance o jovem internacional português Pedro Costa, ficou mal na fotografia.
Apoiada por um publico fantástico(frenético) a equipa Alvi-negra, iria chegar ao 2º golo através do inevitável Chico Barreira e quando a equipa do CD Póvoa jogava com menos uma unidade.
A perder por 2-0, Carlos Silva, o treinador da equipa poveira, mexeu na sua equipa fazendo entrar o experiente Jorge Maceda “Xixa”. O ex Barcelos, teve tudo para reduzir o marcador mas a pontaria parecia não estar afinada.
Ora quem não marca normalmente acaba por sofrer. Tó Leal, que após este jogo disse colocar um ponto final na sua já longa carreira. E nada melhor para o fazer, o experiente jogador acabou por fazer um hack trick tendo mesmo feito uma soberva exibição.
Ao intervalo a equipa de S. João da Madeira já vencia por 4-0.(Tiago Ferraz, Chico Barreira, e Tó Leal(2).
Mesmo a vencer os adeptos alvi-negros, utilizavam os telemóveis para saber como paravam as coisas lá prás bandas da Luz(resultado), onde jogava o seu mais direto adversário(Tigres de Almeirim).
Começava a segunda parte e os forasteiros pareciam trazer outra atitude. E a prova disso foi o golo que Hugo Paiva, apontou aos 8’ num remate forte e colocado sem hipóteses para Marco Lopes.
Num dos topos do Pavilhão a claque da Sanjoanense, tinha colocado uma tarja de incentivo aos seus atletas e onde se podia ler: “ FORÇA GUERREIROS. CONVOSCO, ONTEM, HOJE E AMANHÔ.
Conforme já o referimos, Tó Leal estava com a corda toda e perante Pedro Costa não tremeu, marcou o seu terceiro golo de livre direto aumentando assim para (5-1).
Com o aproximar do fim do jogo e a saber que os Tigres de Almeirim perdiam na Luz a festa começou a intensificar-se nas bancadas.
O minutos iam passado e o capitão João Oliveira com insistência chegava ao sexto golo, para a dois minutos do fim Cristiano Fangueiro fechar a contagem(6-3) com um desvio à boca da baliza traíndo desta forma David Nogueira que tinha entrado já na parte final para substituir Marco Lopes.
Joaquim Pinto e José Pinto(dupla de arbitragem), estiveram em bom plano.
Apenas fica uma dúvida, se no lança da expulsão de Viti, o avançado da Sanjoanense (Chico Barreira) atingiu ou não deliberadamente o seu adversário?
Neste lance o árbitro considerou casual o toque com o stick na cabeça de Viti.
Video dos segundos finais do jogo(clique sobre o link)
Ficha do jogo
Pavilhão da ADS
Árbitros: Joaquim Pinto e José Pinto – Porto
ADS:
David Nogueira
Daniel Homem
João Oliveira
Roberto Ribeiro
Tiago Ferraz
Alfredo Nogueira
Pedro Cerqueira
Tó Leal
Afonso Santos
Chico Barreira
Marco Lopes
Treinador: Vitor Pereira
CD Póvoa
Telmo Fernandes
Rui Silva
Viti
Hugo Paiva
Ricardo Pinheiro
Rúben Fangueiro(Cap)
Cristiano Fangueiro
Jorge Maceda “Xixa”
Tiago Rocha
Pedro Costa
Treinador: Carlos Silva
5 inicial da ADS: Marco Lopes, Chico Barreira, Tiago Ferraz, Tó Leal e João Oliveira(Cap).
5 Inicial CD Póvoa: Pedro Costa, Rui Silva, Viti, Hugo Paiva e Rúben Fangueiro(Cap).
Golos: Tó Leal(3), Tiago Ferraz, Chico Barreira, João Oliveira, Hugo Paiva e Cristiano Fangueiro(2).