Benfica conquista dobradinha

24-05-2015 23:19
 
O Benfica conquistou hoje a sua 15.ª Taça de Portugal de hóquei em patins, depois de ter batido na final o Sporting por 3-0, em Vila Franca de Xira.
 
O Benfica inaugurou o marcador por Carlos Nicolia, aos 24 minutos, depois de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, ter feito uma série de defesas fantásticas.
 
Na segunda parte, os ‘encarnados’ fizeram o 2-0 por João Rodrigues, fixando o resultado nove minutos depois, aos 48, com mais um golo de Nicolia, que confirmou a ‘dobradinha’ esta temporada, depois da conquista do campeonato.
 
Numa primeira parte disputada a uma intensidade muito elevada, o Benfica entrou mais rematador, perante um Sporting a jogar na expetativa, a apostar no contra ataque e a entregar a iniciativa de jogo às ‘águias’, que encontraram pela frente um inspirado Ângelo Girão.
 
O guarda-redes internacional português teve uma primeira parte irrepreensível, com defesas para todos os ‘gostos’, com destaque para intervenções a remates de Valter Neves, após um contra-ataque aos seis minutos, e dois remates consecutivos de Diogo Rafael e João Rodrigues, aos oito.
 
A formação de Alvalade tardava em pegar no encontro, sempre com mais dificuldade em rematar à baliza do Benfica, mas equilibrava o jogo, muito por culpa das defesas de Girão e dos ataques de Poka, o mais inconformado no ataque do Sporting.
 
O guardião ‘verde e branco’, depois de defesas a remate de João Rodrigues (12) e Diogo Rafael (18), brilhou aos 21 minutos ao defender uma grande penalidade cobrada por Carlos Nicolia, bem como a recarga de João Rodrigues, após mão de João Pinto na área do Sporting.
 
Os ‘leões’ responderam por intermédio de André Moreira, que, numa jogada de envolvência pela direita, obrigou Guillem Trabal a uma defesa de recurso.
 
Quando já se esperava que as equipas fossem para o intervalo empatadas, os ‘encarnados’ inauguraram o marcador aos 24 minutos, num golo do argentino Carlos Nicolia, que, do lado esquerdo da pista, aplicou um potente remate, sem hipóteses para Ângelo Girão.
 
Mal terminou o primeiro tempo, os jogadores de Benfica e Sporting envolveram-se em agressões, que culminaram com as expulsões de Pedro Henriques, por parte do Benfica, e de Tiago Losna, na equipa do Sporting.
 
No início da segunda parte, o Sporting tentou inverter o resultado, mas os nervos tomaram conta dos comandados de Nuno Lopes, que chegaram a ficar reduzidos a dois elementos de campo, com duas exclusões num curto período, num segundo tempo envolto em polémica, com muitos protestos por parte dos elementos do Sporting às decisões da dupla de arbitragem.
 
Durante estes minutos ‘escaldantes’, o Benfica acabou por ampliar a vantagem na transformação de um livre direto por João Rodrigues, aos 39, já depois do capitão do Sporting Ricardo Figueira não ter conseguido bater Guillem Trabal, também num livre direto.
 
O Sporting, visivelmente agastado, ainda tentava reduzir a desvantagem, mas foi o Benfica quem voltou a marcar, sentenciando a partida, num livre direto marcado de forma certeira por Carlos Nicolia, aos 48.
 
Jogo disputado no pavilhão do Vilafranquense, em Vila Franca de Xira.
 
Benfica- Sporting, 3-0.
 
Ao intervalo: 1-0.
 
Marcadores:
 
1-0, Carlos Nicolia, 24 minutos.
 
2-0, João Rodrigues, 39.
 
3-0, Carlos Nicolia, 48.
 
 Sob a arbitragem de Joaquim Pinto e Miguel Guilherme as equipas alinharam:
 
Benfica: Guillem Trabal (gr), Valter Neves, Diogo Rafael, João Rodrigues e Carlos Lopez – cinco inicial. Jogaram ainda Carlos Nicolia e Tuco.
 
Treinador: Pedro Nunes
 
- Sporting: André Girão (gr), Ricardo Figueira, André Moreira, João Pinto, e Poka - cinco inicial. Jogou ainda José Macedo (gr).
 
Treinador: Nuno Lopes.
 
 
Assistência: cerca de 1 200 espetadores.
 
O final da primeira parte entre Benfica e Sporting, da final da Taça de Portugal de hóquei em patins, ficou marcado pela troca de agressões entre jogadores das duas equipas.
 
Numa primeira parte intensa, jogada a um ritmo elevado, o Benfica foi para o intervalo a vencer por 1-0. Com um golo marcado a um minuto do intervalo.
 
Mal a ‘buzina’ soou para o fim do primeiro tempo, os jogadores dirigiram-se para o acesso aos balneários, onde começaram a empurrar-se, chegando mesmo a vias de facto, que culminaram com a expulsão do guarda-redes do Benfica Pedro Henriques e do avançado do Sporting Tiago Losna.
 
Nas bancadas, os 800 adeptos que lotam o pavilhão da União Desportiva Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, exaltaram-se, tentando chegar perto dos jogadores, ação travada pelas forças policiais.
Lusa